terça-feira, 27 de outubro de 2009

Sabe bem, uma chávena de chá verde...!



O chá verde acelera o metabolismo, desintoxica e facilita a digestão. Associado a uma dieta alimentar equilibrada, é possível perder até 5 Kg em 15 dias.
Originário da China, é feito à partir da infusão da erva Camellia sinensis. Cha-ma-se verde, porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento.
A lista dos benefícios é grande e não é coisa para enganar... tem comprovação científica. Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, acompanhou dois grupos de pessoas obesas. Os dois grupos seguiram uma dieta de baixa caloria, mas um dos grupos, associou à dieta, a ingestão de 6-8 chávenas de chá verde por dia. No final do estudo ficou comprovado que o grupo que bebeu o chá verde, além de seguir a dieta, queimou 4% a mais de gordura do que o outro grupo. A explicação é que o chá verde tem acção lipolítica.

Outra pesquisa, desta vez realizada na Universidade de Tohoku, no Japão, e publicada recentemente no The Journal of the American Medical Association (Jama), mostrou que a erva é eficaz na prevenção de doenças do coração. Seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos. O consumo habitual também previne inflamações na gengiva e até tumores malignos de boca e mama. “Substâncias como as catequinas e os bioflavonóides são capazes de impedir alterações no DNA das células, o primeiro passo para o desenvolvimento de um câncer”, diz a Nutricionista, Vanderli Marchiori.

Um teste de laboratório apontou mais um efeito positivo do chá verde: melhora a memória. Mas os estudos para comprovar mais esse efeito estão só no começo.

Como preparar o chá verde?

1. Antes que a água comece a ferver desligue o fogo. Espere alguns segundos, depois faça o chá. Isto evita que as folhas se cozam e o chá fique amargo.

2. O tempo de infusão não deve ultrapassar os 3 minutos.

Neste Outono, um bom "chá das 5", mas não só: em jejum, meia hora antes do almoço, duas horas depois do almoço. Mas se tem problemas de insônia evite tomar a última chávena depois das cinco. Fique bem!

0 comentários:

Enviar um comentário